segunda-feira, 6 de março de 2017

Dicas para acabar com os piolhos


Com a volta ás aulas os piolhos infestam as cabeças das crianças.

Vamos conhecer as dicas para acabar com os piolhos.


 Particularmente sempre odiei piolhos, lembro de quando pequena adorava brincar com uma vizinha que era infestada de piolho, conclusão minha mãe passava remédio também na cabeça dela para assim brincarmos juntas.
Depois já adolescente peguei piolho no transporte publico (trem), ai foi pior, porque temos a noção do quanto é nojento o piolho, então não tive duvida, remédio outra vez na cabeça.
Dizem que depois de muita química os cabelos ficam imunes dos piolhos, se é verdade não sei, mas sei que mesmo trabalhando com crianças nunca mais peguei piolhos.
Meus filhos até o momento não pegaram piolhos, mas a convivência com outras crianças farão com que conheçam .
Escabin dá dicas para identificar e tratar a infestação de piolhos
Coceira prolongada pode ser sintoma do problema
 
Durante o início do ano é comum que haja aumento nos casos de crianças com piolhos. Isso acontece devido ao período de volta às aulas, quando os pequenos retornam ao convívio com outros colegas. Caso um deles esteja com a infestação, o problema é facilmente propagado, por conta das atividades e da proximidade das crianças nas brincadeiras e tarefas escolares. Saiba abaixo como identificar os piolhos e qual a melhor forma de eliminar o incômodo.
 
Sintomas
A coceira pode ser sinal de vários problemas, como caspa, fungos, outros tipos de dermatites e piolhos.  Se a criança reclamar de coceira, os próprios pais podem fazer um exame e checar o cabelo dela. Os piolhos, apesar de pequenos, são visíveis no couro cabeludo; e para as lêndeas, que são os ovos deixados pelos piolhos nos fios, pode-se ainda utilizar um pente fino para fazer uma checagem mais apurada. Outro ponto para perceber a infestação é olhar roupas de cama, toalhas e locais onde a criança costuma encostar a cabeça, pois possivelmente poderão conter vestígios do problema.
 
Tratamento
Hoje, felizmente, não é mais necessário raspar os cabelos para se livrar dos piolhos. Já existem loções, shampoos e até sabonetes no mercado, que podem ser usados durante ou após o banho para eliminar os parasitas. Sua aplicação deve ser feita conforme orientado na pela bula do produto escolhido e deve-se sempre utilizar o pente fino para auxiliar a retirar as lêndeas, que costumam ser mais resistentes.
 
Check-up semanal
Caso exista algum caso próximo ou após a eliminação do problema, a recomendação é que os pais verifiquem a cabeça de seus filhos imediatamente e ao menos uma vez por semana, pois o controle é mais simples nos primeiros dias.
 
Cuidados redobrados
Dentro de casa, alguns cuidados também podem ser observados em relação a objetos pessoais ou de uso compartilhado. Recomenda-se lavar todas as roupas de cama e toalhas em água quente, fazer uma limpeza reforçada em objetos que não podem ser lavados com facilidade, como bancos do carro, sofá e mochilas. O que não for possível higienizar, deve ser colocado em sacos plásticos por pelo menos 72 horas, pois os piolhos podem sobreviver até 48 horas fora do corpo humano, até mesmo dentro da água da piscina.
 
SAC: 0800 97 99 900
 
Bibliografia consultada:
Schlossberg D. Artrópodes e sanguessugas. In: Goldman L, Ausiello D, ed. Cecil medicina. 23 ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2011. p. 2821-2822.
Bula – Escabin2017.
 
Sobre Escabin
Escabin é um medicamento isento de prescrição médica, indicado para profilaxia do piolho, sarna e carrapatos em geral com mais de 30 anos de tradição. O produto pode ser encontrado nas versões shampoo e loção. Sua aplicação deve ocorrer sobre pele e o couro cabeludo, preferencialmente durante o banho, por mais de cinco minutos, para garantia da eficácia. Escabin – deltametrina. MS 1.7817.0009. Indicações: profilaxia do piolho, sarna e carrapatos em geral. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

9 comentários:

  1. Fase escolar é bem difícil com relaçao aos piolhos. Mas com esses cuidados tudo melhora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho pavor de que a Melissa pegue piolho e eu fiscalizo sempre os cabelos aqui. Até na escola vem na agenda para ficar de olho. Temos que prevenir

    ResponderExcluir
  3. Ainda não passamos por essa experiência por aqui, mas é bom já ficar atenta!

    ResponderExcluir
  4. Só em ouvir a palavra piolho já começo a me coçar todinha kkkk Ainda bem que minhas meninas nunca pegaram e espero que continuem sem pegar! Beijos Regina

    ResponderExcluir
  5. Eu sofri demais com essas pragas!! Ainda bem que hoje em dia há muitas opções de tratamento!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse remédio, Legal.. Espero não ter problemas com piolhos rsrs

    ResponderExcluir
  7. Nossa, nesse calor tem que tomar cuidado e ter atenção mesmo.
    A recorrência é pior que tudo
    Lele

    ResponderExcluir
  8. Acredita que essa semana veio um bilhete na agenda da pequena sobre o assunto? Pela primeira vez!!! Estou de olho. Por enquanto nada, mas as dicas estão aqui anotadas!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  9. Piolho , realmente não é legal.
    Eu peguei quando era criança e me lembro que foi bem ruim.
    Até agora por aqui, o pequeno esta imune.

    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! venha sempre nos visitar.