sábado, 14 de janeiro de 2017

Há quantos tipos de gestações gemelares ?

A pergunta que nunca cala para os curiosos de plantão quando encontram uma grávida de gêmeos. " Qual otipo de gravidez gemelar é a sua" ? 



A principio antes de engravidar de gêmeos eu nem ao menos lembrava dessa aula de biologia sobre monozigótico e dizigóticos bem esquisitos esses nomes e aposto que meu leitor também não se recorda dessa aula. Tudo bem, vou aqui com esse post esclarecer suas dúvidas relembrar o que são esses nomes. No fim do post eu digo que tipo de gravidez foi a minha.


                           Qual é o meu tipo de gravidez gemelar ?



Todos sabem que os gêmeos podem ser idênticos ou não. Os gêmeos idênticos são chamados de monozigóticos (por resultarem da fertilização de apenas um óvulo) e os gêmeos diferentes são conhecidos como dizigóticos (resultam da fertilização de dois óvulos por dois espermatozóides distintos).
Os gêmeos monozigóticos são geneticamente idênticos e possuem características físicas semelhantes. As pequenas diferenças dos gêmeos monozigóticos são produto da interferência do fator ambiental sobre o desenvolvimento dos mesmos. Já os gêmeos dizigóticos podem ter até sexo diferente e não são geneticamente mais parecidos do que qualquer outro de seus irmãos.
Além disso, as gestações gemelares são também classificadas de acordo com o número de placentas e bolsas. Os fetos podem ter bolsas e placentas independentes ou compartilhar a mesma bolsa e placenta.
No caso de gemelaridade dizigótica teremos invariavelmente duas placentas, duas bolsas e dois fetos.
Já nas gestações gemelares monozigóticas poderemos ter: (a) uma placenta, uma bolsa ou; (b) uma placenta, duas bolsas ou; (c) duas placentas, duas bolsas.
zigotosGG
Dessa forma, utilizamos o radical “córion” para designar o número de placentas e “amnio” para o número de bolsas. Assim sendo, as gestações gemelares poderão ser classificadas como monocoriônicas ou dicoriônicas com relação ao número de placentas e monoamnióticas ou diamnióticas de acordo com o número de bolsas (veja figura ilustrativa abaixo).
O fato de existirem gêmeos monozigóticos na família não aumenta a chance de uma gestação gemelar para a paciente. Já no caso de gêmeos dizigóticos existe um aumento de risco. Isto acontece pois para termos gêmeos dizigóticos a mulher precisa ovular mais de um óvulo num mesmo ciclo menstrual e isto não é o habitual. Esta característica de ovular mais de um óvulo em alguns ciclos pode ser geneticamente herdada e portanto passar para outros membros na família.
Portanto, a única situação que nos permite dizer, com certeza, que os gêmeos são diferentes é quando vemos no ultrassom que o sexo dos gêmeos é diferente (um menino e uma menina). Como é pouco comum que as gestações monozigóticas tenham duas placentas, quando vemos duplicidade de todas as estruturas existe uma chance maior de estarmos diante de uma gestação dizigótica.
Tipos de Gestações GemelaresImagem de capa: Studio Gaea (http://studiogaea.com.br/)


Conforme o prometido vou revelar que a minha gravidez foi essa última aqui duas bolsa e duas placentas, os meus gêmeos não são idênticos.

Até o próximo post .

Fonte: Fatalmed

4 comentários:

  1. Muito bom, já pode dar aula de biologia, hehehehe...

    ResponderExcluir
  2. ahhh! os gêmeos! quem não sonha em ter filhos gêmeos ne!!!eh um milagre uma mãe poder gerar, Gêmeos então!! lindo lindo! Sejam idênticos ou não!!

    ResponderExcluir
  3. Ual uma verdadeira aula de biologia! Adorei relembrar as diferenças! Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Adorei o Post, e não sabia dessas diferenças em detalhes

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! venha sempre nos visitar.