terça-feira, 10 de julho de 2018

Comemore o Dia da Pizza preparando uma receita saborosa com quatro queijos

Conheça a história deste alimento tão especial e presente no dia a dia do brasileiro

Pizza quatro queijos
Julho de 2018 – Muçarela, calabresa, abobrinha, portuguesa... São infinitas opções de sabores para quem aprecia uma bela pizza. Sua presença no mundo gastronômico é tão respeitável que, desde 1985, no dia 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza.
A primeira combinação famosa de massa, queijo e molho de tomate surgiu em 1889, durante uma visita da rainha Margherita à cidade italiana de Nápoles. Na ocasião, Raffaele Esposito encantou o reino ao preparar uma pizza saborosa e com as cores da bandeira da Itália, ao utilizar queijo (branco), manjericão (verde) e molho de tomate (vermelho). No Brasil, a pizza chegou com os primeiros imigrantes do país europeu no século XIX. Inicialmente consumida somente pela colônia italiana, o prato se popularizou nos anos 50 e, com isso, ganhou adaptações regionais, tornando-se um dos pratos mais adorados pelos brasileiros.
Hoje, a pizza já ganhou novas versões de formatos, como por exemplo, a pizza em cone, no formato de coração ou até mesmo quadrada. Os recheios vão desde os tradicionais até os vegetarianos e doces.
O que nem todos sabem é que a preparação da pizza é rica em umami – quinto gosto básico do paladar humano –, já que a maioria das preparações levam molho de tomate e queijos, que são ingredientes com alto teor de glutamato, aminoácido que confere o quinto gosto.  E para comemorar o Dia da Pizza em grande estilo, o Comitê Umami separou uma receita especial de pizza de quatro queijos. Afinal, tudo acaba em pizza!
PIZZA 4 QUEIJOS
INGREDIENTES
1 tablete de fermento biológico (15 g)
Meia colher (sopa) de açúcar
Meia xícara (chá) de água morna
1 xícara (chá) de leite morno (200 ml)
2 colheres (sopa) de óleo
Meia colher (sopa) de sal
4 xícaras (chá) de farinha de trigo (450 g)
Meia xícara (chá) de polpa de tomate (100 g)
RECHEIO2 xícaras (chá) de muçarela ralada (200 g)
Meia xícara (chá) de queijo gorgonzola picado (60 g)
1 bisnaga de requeijão culinário (250 g)
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso (80 g)
MODO DE PREPARO1- Em uma tigela, coloque o fermento e o açúcar, e mexa até dissolver. Junte a água, o leite, o óleo e o sal, e misture bem.
2- Acrescente a farinha de trigo, aos poucos, e sove até obter uma massa lisa e homogênea.
3- Cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer por 1 hora, ou até dobrar de volume.
4- Abra a massa em dois discos de 30 cm de diâmetro, espalhe metade da polpa de tomate em cada disco e leve-os ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 10 minutos.
5- Distribua os queijos entre os dois discos, e volte-os ao forno quente por mais 10 minutos, ou até derreter a muçarela.
6- Retire do forno e sirva em seguida.
Dica: se preferir, substitua o gorgonzola por provolone.
UMAMIÉ o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! venha sempre nos visitar.