quarta-feira, 26 de abril de 2017

Fuja dos vilões da saúde nasal


Especialista indica principais caminhos para driblar os fatores presentes no nosso dia a dia, que prejudicam o bom funcionamento do sistema respiratório
 
 Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as infecções do trato respiratório são a terceira maior causa morte em adultos no mundo e os principais vilões da saúde nasal fazem parte do dia a dia de quem vive nas grandes metrópoles: poluição, tabaco, baixa umidade do ar, ar-condicionado, vírus, bactérias e ácaros. De acordo com o Dr. Edgard Lion, médico da unidade de Produtos de prescrição da Hypermarcas, a mucosa que reveste o aparelho respiratório é muito sensível às mudanças de temperatura, umidade, poluentes e agentes biológicos externos e para reduzir os danos causados por esses problemas dos grandes centros urbanos, o especialista selecionou sugestões para driblar o problema.
 
Poluição
Ainda de acordo com a OMS, o Brasil possui 40 cidades com poluentes no ar em níveis maiores que os recomendados. Para minimizar os efeitos da fumaça química em ambientes industriais ou proveniente de automóveis, é recomendado fazer uma higiene diária com soluções nasais salinas para lavar o epitélio do nariz, removendo impurezas, detritos, crostas e agentes biológicos que ali se instalam. Esse hábito contribui para o bom funcionamento do aparelho nasal e na prevenção de doenças.
 
Baixa umidade do ar
Umidificar o ar com aparelhos específicos ou o auxilio de bacias de água e plantas espalhadas pela casa, além de toalha molhada na cabeceira da cama ao dormir, melhoram a qualidade do ar que você respira em casa e ajudam a minimizar os problemas respiratórios, prevenindo a rinossinusite aguda ou crônica.
 
Ar-condicionado
A exposição em excesso à baixas temperaturas pode favorecer o aparecimento de amigdalites, sinusites, olhos secos e sangramento nasal, podendo evoluir para doenças mais complicadas como a pneumonia. Fique atento!
 
Agentes biológicos
Agentes Biológicos são microrganismos, como vírus, bactérias, fungos e ácaros que causam infecções, alergias ou intoxicações. Para evitar o contágio com possíveis doenças infectocontagiosas desencadeadas por esses agentes, evite contato com poeira e objetos contaminados por pessoas que estejam doentes. Higienizar as mãos com frequência é a uma das melhores formas de prevenção.
 
Tabaco
O tabaco está presente no cigarro, charuto e narguilé e é responsável por 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema pulmonar, de acordo com dados do INCA -- Instituto Nacional do Câncer. Para evitar esses tipos de problema respiratório, o especialista alerta: não faça uso dessas substâncias. O tabaco aumenta em 5 vezes a chance da ocorrência dessas doenças em relação às pessoas que não fazem uso do tabaco.
 
“As pessoas tendem a não dar tanta atenção às doenças respiratórias, por acharem que tem fácil tratamento e baixas consequências. O que elas não sabem é que problemas respiratórios podem também favorecer o aparecimento de doenças secundárias. Uma simples irritação no epitélio nasal pode levar a um processo inflamatório local (e também a uma reação alérgica em pacientes predispostos) que pode se complicar com uma infecção, inicialmente viral e posteriormente tornar-se bacteriana. Instalando-se uma infecção bacteriana, o tratamento fica mais complexo. Nunca subestime o potencial de uma doença. A prevenção será sempre o melhor caminho”, explica o médico.
 
Referências:
Cavinatto JN, Sih T; Manual IAPO – Inteamerican Association of pediatric Otorhinolaryngology
 

7 comentários:

  1. Odeio esses vilões com todas as minhas forças! Estamos sofrendo com eles bem ago! Post super informativo!

    ResponderExcluir
  2. por aqui quando chega o inverno os problemas respiratórios chegam junto. Uso muito soro no nariz e funciona bem.

    ResponderExcluir
  3. Essas doenças respiratórias são terríveis, todo ano passamos por uma por aqui.
    Post bem esclarecedor.

    ResponderExcluir
  4. Aqui andamos sofrendo com a baixa umidade e rinite alérgica causada pelo pólen da primavera... ônus da estação!

    Clau

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas, diria até que são de utilidade pública. Todas as mamães deveriam ler esse post.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post deixando claro quais são os vilões. Aqui fazemos a limpeza nasal e é muito eficiente. Também colocamos bacia de água nos quartos à noite. Gostei da dica de ter plantas pela casa. Só tenho na varanda.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post, precisamos tomar todosnos cuidados e estar sempre em alerta

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! venha sempre nos visitar.