segunda-feira, 3 de abril de 2017

Cinco principais benefícios da relação entre pets e crianças


Convívio ensina noções de responsabilidade, combate o sedentarismo e proporciona melhora na saúde física e emocional dos pequenos
 
Ter um animal de estimação talvez seja o pedido de 9 em cada 10 crianças. Para quem está disposto a cuidar com carinho e atenção de um pet, a companhia dele pode ser muito saudável e benéfica. A Farmina Pet Foods, empresa de origem italiana especializada no desenvolvimento de soluções nutricionais que respeitam a natureza alimentar de cães e gatos, reuniu os principais benefícios obtidos com a relação entre crianças e animais de estimação. Confira!

- Responsabilidades: cuidando de um pet, desde cedo os pequenos aprendem que um animal precisa se alimentar, tomar banho, passear, receber atenção etc. Isso apresenta para a criança questões relativas à compaixão, empatia e lealdade, ensinando-a ter respeito pelo próximo e desenvolver o senso de responsabilidade.

- Lidar com frustrações e perdas: na infância, a criança se depara pela primeira vez com frustrações e com perdas. A relação de vida com um animal mostra isso de forma natural, já que um pet pode ficar doente ou vir a falecer durante esse período.

- Saúde: é palpável o bem-estar que os pets trazem para quem convive com eles, e muitos estudos já mostraram isso. Uma pesquisa da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, examinou os efeitos da presença de um cão na família com crianças em idade pré-escolar e verificou uma diminuição da pressão arterial, frequência cardíaca e estresse comportamental quando comparado às crianças sem a companhia do pet. Outra pesquisa americana estudou 643 crianças com idade entre quatro e dez anos, formando 2 grupos, com e sem cachorro. Das que tinham cachorro, 12% foram diagnosticadas com estresse e ansiedade, número bem menor que no grupo sem o cão de estimação, que apresentou 21% das crianças com esses problemas. Há ainda estudos que evidenciam os benefícios do contato com cães ao sistema imunológico de bebês, apontando que crianças que tiveram o convívio com animais teriam menor chance de desenvolver alergias e dermatites do que crianças que não tiveram esse contato com o animal.

- Atividade física: ter um animal de estimação pode reduzir as chances de uma criança se tornar sedentária. A interação entre pet e humano estimula a prática de exercícios físicos através dos passeios e brincadeiras que as crianças adoram.

- Limites e regras: com a presença de um animal na casa, as crianças têm a oportunidade de aprender desde cedo que existem regras de respeito ao próximo. Um desafio para os pais é o de impor os limites à criança, como o de respeitar o espaço do animal.  Regras como as de higiene, saúde, organização e educação ficam muito claras de serem entendidas quando a criança convive com um pet.

Terapia assistida por animais, mais que um benefício: um tratamento
        
         A terapia assistida por animais tem por objetivo melhorar a qualidade de vida de pessoas com algum tipo de deficiência, dificuldade motora ou social. No caso de crianças em recuperação de lesões cerebrais com dificuldades locomotoras, a terapia consiste em interagir fisicamente com o pet ao acariciá-lo, escová-lo ou alimentá-lo, por exemplo. Junto com uma terapeuta, a criança treina todos esses movimentos de maneira natural e prazerosa, muito mais lúdica e menos entediante do que uma sessão fisioterápica tradicional, contribuindo para atingir os objetivos do tratamento.

         Acreditando nos benefícios desse tratamento, a Farmina apoia o projeto Amigo Bicho, que atua na região de Curitiba levando uma equipe de voluntários acompanhados por cães a escolas especiais, hospitais, hospitais psiquiátricos, orfanatos, creches e asilos.

O projeto existe desde 2006 e atualmente reúne cerca de 50 voluntários humanos e 50 cães voluntários. Antes de iniciarem as visitas, os animais e os donos passam por treinamentos e são acompanhados por uma equipe de veterinários, psicólogos e adestradores. O projeto também é aberto à animais com deficiência. Conheça mais sobre o Projeto Amigo Bicho: https://www.facebook.com/projetoamigobichopr.

10 comentários:

  1. Sou super a favor dessa relação! É uma amizade linda de se acompanhar!

    ResponderExcluir
  2. Amei seu post. Por aqui temos 4 gatinhos lindos que nos ensinam muito sobre afeto, responsabilidade, companheirismo e gratidão. Beijos

    ResponderExcluir
  3. meu filho ama cachorro e gato e já me pediu os dois kkkk mas por enquanto aqui não dá para ter animal de estimação. Mas como tem cachorro na casa do meu pai ele sempre brinca e convive com os pets.
    ah, e ele ama o filme Pets.

    ResponderExcluir
  4. São muitos benefícios em ter um animalzinho de estimação em casa para as crianças e toda a família em geral. Por aqui ainda não temos pois passamos muitas horas fora de casa. Mas a vontade é grande.
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente! Combinação deliciosa, ensina muito as2nossas crianças, além de trazer amor extra para família.

    Clau
    @as_passeadeiras

    ResponderExcluir
  6. Acho super saudável, mas não com crianças muito pequenas porque os animais não são brinquedos né? Mas eles contribuem muito para uma relação saudável!

    http://www.arianebaldassin.com

    ResponderExcluir
  7. Aqui essa relação sempre existiu e acho super saudável!

    ResponderExcluir
  8. Ahhh, como eu queria ter um cachorrinho… Convivência que só trás benefícios, e não apenas para as crianças.

    ResponderExcluir
  9. Sou totalmente a favor de ter pets. Sempre tive, as minhas filhas também. Amamos e comprovamos os benefícios. Muito legal saber do projeto com voluntários humanos e pets.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  10. Sou a favor Pauleni pois faz tão bem para as crianças.
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! venha sempre nos visitar.