quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

O que fazer em caso de quedas ?

 

 Como proceder diante das quedas dos filhos !?
Porque não se pode adormecer depois de quedas!?

 

Pessoalmente tenho umas histórias de quedas memoráveis quando criança. Era uma criança bem tranquila, mas quando aprontava deixava marcas. Kkkk.
Lembro muito bem do desespero da minha mãe para não deixar que dormisse depois de uma queda, claro que nunca entendia, mas ela dizia que era perigoso morrer. Sim, minha mãe é dramática. 
Nas férias o Paulinho saltou o degrau da escada da casa da vovó e caiu de cabeça. Sai desesperada para acudi-lo dei água e a vó desesperada dizia "não deixa ele dormir". Num Déjà vu total que me levou a infância e depois a uma retomada súbita à vida real com seguinte pergunta.

Por que não posso deixar a criança dormir após uma queda!?

 Realizei uma pesquisa e consegui saber o real motivo dessa lenda. 
 
A vantagem de manter a criança acordada depois da queda é que fica mais fácil observar seu comportamento. Não é o fato de o bebê dormir que vai agravar a lesão, se houver uma. 
A questão é que um dos sintomas de que há problemas mais sérios em consequência de uma queda é justamente não conseguir acordar a criança. Daí a impressão de que o sono é o culpado. 
O que os médicos recomendam é procurar observar bem a criança. Caso o acidente tenha acontecido perto da hora de dormir, procure manter seu filho acordado por cerca de uma hora após a queda. 
Depois disso, pode deixá-lo dormir, mas o acorde em cerca de duas horas, só para ver se ele responde (ele obviamente vai estar sonolento, se for no meio da noite. Desde que reaja, não há problema), e mais uma vez até o amanhecer. Se você for ficar mais tranquila, durma com ele.
Depois do estresse da queda e de toda a choradeira, é normal que as crianças fiquem exauridas e precisem de uma soneca. Por isso, caso o acidente tenha acontecido durante o dia, deixe seu filho descansar mais ou menos depois de uma hora da queda, e procure acordá-lo depois da duração costumeira da soneca diurna.
Se em qualquer momento você não conseguir acordar o bebê, leve-o ao pronto-socorro imediatamente. 

Gostou do post!?
Já passou por isso!? Nos conte aqui nos comentários.
Bjs até a próxima.
Pauleni Gomes

Fonte: babycenter.
Fonte imagem : Pinterest

8 comentários:

  1. Adorei o post! Sempre tive curiosidade do porque deixar acordado

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom! Nunca soube o motivo de não dormir apos5as quedas kkkk

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom! Nunca soube o motivo de não dormir apos5as quedas kkkk

    ResponderExcluir
  4. Caramba, sempre me perguntei isso, "por que devemos fazer de tudo para a criança não dormir após uma queda?". Ótimo post, adorei finalmente saber o motivo. Até poderia contar algumas histórias de queda do meu filho, mas são tantas que nem cabe num comentário, hehehehe...

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto!! E a gente leva casa susto, não é mesmo???

    ResponderExcluir
  6. sempre soube que não podemos deixar as crianças dormirem depois de baterem a cabeça. é sim muito sério! beijos
    fanny
    @filho_muito_amor

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! venha sempre nos visitar.