segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Vacina X Antitérmico



    Devo dar antitérmico após ou antes da vacina ? 

    Qual o perigo do antitérmico?



Quantas vezes você levou seu filho para vacinar e ficou tentada a dar algumas gotinhas de antitérmico para que ele não tivesse febre depois? Cuidado. Essa atitude pode atrapalhar a resposta imunológica do organismo em relação à vacina. Em outubro, CRESCER adiantou os resultados de uma pesquisa que mostrava os efeitos do uso do remédio depois da vacinação. Agora, a Secretaria de Estado da Saúde de Sãp Paulo reforça o alerta para os pais.
Para chegar a esses resultados, cientistas checos analisaram o ingrediente ativo acetaminofeno, presente no paracetamol (um tipo de antitérmico), e a reação que ele causa no organismo quando é dado para a criança logo após a vacinação para prevenir uma eventual febre.

A pesquisa, publicada na revista científica The Lancet, e financiada pela GlaxoSmithKline Biologicals (Bélgica), analisou 459 bebês saudáveis. Desses, 226 receberam três doses profiláticas (ou seja, antes do sintoma da febre aparecer) de paracetamol a cada 6 ou 8 horas após receber a vacinação. Os resultados mostraram que, no grupo que recebeu a dose do remédio, a concentração de anticorpos foi mais baixa se comparada com aqueles que não tomaram paracetamol.

Para Marco Aurélio Sáfadi, pediatra e infectologista do Hospital Albert Eisntein(SP) e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), esse pode ser um indicativo de que a proteção da vacina é menor quando a criança toma o remédio antes mesmo de apresentar febre. “A indicação do medicamento quando a criança apresenta o sintoma é segura porque a resposta imune da vacina já começou e não haverá interferência”, diz. Ele alerta os pais para que a prática de dar esse tipo de antitérmico como prevenção seja abolida e, como qualquer medicamento, só ser oferecido à criança com indicação do pediatra.

Abaixo segue uma tabela de imunização para família. 



Fonte http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI99841-15154,00.html

Até o próximo post. 
beijos Pauleni Gomes

6 comentários:

  1. No nosso caso as meninas não tomaram antes e somente tiveram reação na última vacina, da meningite e demos o antitérmico depois!

    ResponderExcluir
  2. Meu deus!! Eu nunca soube disso!! Sempre dou as gotinhas de tylenol apos a vacina para evitar qualquer desconforto! Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não sabia disso! Mas de qualquer forma, nunca dei antitérmico antes. Obrigada por contar aqui para sabermos todos!

    Clau
    @AsPasseadeiras

    ResponderExcluir
  4. Já tinha escutado falar sobre isso, aqui nunca dei antes, e quando teve febre após tomar vacina primeiro eu dava banho pra baixar e só depois se voltasse eu dava o remédio.

    Bjs MI Gobbato @espacodasmamaes

    ResponderExcluir
  5. Essa informação é valiosíssima... Nunca dei antes... Dava após das vacinas e Se desse alguma reação. Sempre fui muito medrosa com medicação. Bjos

    ResponderExcluir
  6. Gente, estou chocada... sempre dei o paracetamol antes e depois da vacina... e por orientação do pediatra...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! venha sempre nos visitar.