quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Afinal, o que são gêmeos univitelinos e bivitelinos ?

     Que tipo de gravidez é a sua ?

      


  Na primeira consulta do ultrassom o médico avisa se a gravidez da mamãe   é de univitelinos ou bivitelinos.

           E ai através dessas informações a mãe pode imaginar se seus filhos serão idênticos ou não. E para assimilar isso nós mães iniciamos as comparações de gemelares para saber identificar o que é afinal de contas bivitelinos ou univitelinos.

           Chamamos normalmente a dois bebês como fruto da mesma gravidez de gêmeos univitelinos ou bivitelinos, considerando ambos os termos como sinônimos. Mas entre estes conceitos há diferenças fundamentais focadas especialmente no modo em que os bebês foram concebidos. Você sabe qual é a diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos?

           Embora seja verdade que tanto os gêmeos univitelinos como os gêmeos bivitelinos costumam ser fisicamente muito parecidos, a realidade é que entre ambos os conceitos há diferenças muito importantes.
No momento da fecundação, os gêmeos univitelinos desenvolvem-se a partir de um mesmo óvulo fecundado por um só espermatozoide que posteriormente se divide, enquanto os gêmeos bivitelinos se desenvolvem a partir de dois óvulos que são fecundados por dois espermatozoides diferentes. É graças a esta forma de gestação que surgem as principais diferenças entre gêmeos univitelinos e bivitelinos.

         Como os gêmeos univitelinos foram desenvolvidos a partir de um mesmo óvulo e um mesmo espermatozoide, eles compartilham os mesmos genes. Isto faz com que fisicamente sejam quase idênticos, e por isso, para muitas pessoas é difícil diferenciá-los.
Por sua vez, os gêmeos bivitelinos provêm de dois óvulos e dois espermatozoides diferentes, como qualquer outro par de irmãos desenvolvidos em diferentes períodos. Por isso, os gêmeos bivitelinos não são necessariamente idênticos, podem simplesmente ser muito parecidos ou ter algumas similaridades, como qualquer outro par de irmãos, com a diferença de ter nascido juntos.

          Outra diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos é que os univitelinos sempre serão do mesmo sexo porque compartilham toda a carga genética, enquanto os bivitelinos podem ser do mesmo sexo ou de sexos diferentes.
Além disso:
  • Os gêmeos univitelinos sempre terão o mesmo tipo de sangue, enquanto os bivitelinos podem ter tipos diferentes.
  • Os bivitelinos sempre estarão em duas placentas e dois sacos amnióticos. No caso dos univitelinos, dependendo do dia da divisão do óvulo, podem compartilhar ou não a mesma placenta e saco amniótico.   
       Na gestação de gêmeos univitelinos, há herança envolvida, isto é, uma mulher sem antecedentes de gêmeos univitelinos na família perfeitamente pode ter este tipo de gravidez. Enquanto no caso de gêmeos bivitelinos, há um fator de propensão hereditária importante, que constitui outra diferença entre ambos.
       Do mesmo modo, os tratamentos de fertilidade ou de reprodução assistida, que às vezes pode fazer com que uma mulher tenha dupla ovulação, podem resultar também em gravidez de bivitelinos.

      Agora me responda, meus gêmeos são bivitelinos ou univitelinos?

Fonte: http://educacao.umcomo.com.br/articulo/qual-e-a-diferenca-entre-gemeos-univitelinos-e-bivitelinos-11661.html

 Até o próximo post.
beijos.

Pauleni Gomes

Ps; meus filhos são bivitelinos.
                 

9 comentários:

  1. Adorei o Post Pauleni, eu ao certo muitas coisas aqui falada sa diferença não sabia como por exemplo que os univitelinos sempre serão do mesmo sexo.

    Bjs Mi Gobbato @espacodasmamaes

    ResponderExcluir
  2. Por ter trigêmeas eu sabia de cada diferença! E te confesso que torci TAAANTO para que fosse bivitelinos!!! Assim não erro (as vezes) os nomes! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post! Confesso que não sabia a diferença, rs. Entendo pouco sobre o universo dos gêmeos... mas sonho muito em tê-los!!!
    No meu caso, seriam bivitelinos!!! 😃😃😃

    ResponderExcluir
  4. Adorei saber a diferença eu não sabia assim detalhadamente. Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Gêmeos são uma gracinha, sejam uni ou bivitelinos. Tenho sobrinhas bivitelinas que são super parecidas!

    Clau
    @AsPasseadeiras

    ResponderExcluir
  6. Muito esclarecedor!! Sou louca pra ser mae de gêmeos! Quem sabe na próxima gestação consigo realizar e ai venho te contar se sao uni ou bi! <3

    ResponderExcluir
  7. Excelente informação!! Acho que a maioria das pessoas tem essa dúvida!! beijos

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante, algumas coisas eu não sabia.
    bj,
    Alê
    http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa não sabia a diferença e você colocou de uma forma bem fácil de entender. Adorei. Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! venha sempre nos visitar.